Diz a lenda que a igreja do Senhor Jesus da Piedade em Elvas, que data de 1737, representa o voto do Padre Manuel Antunes que, depois de cair três vezes da sua mula, em transe e aflição, apelou a Deus e foi acudido.
O milagre foi divulgado por muitos sítios e no lugar de um cruzeiro que existia no local (em memória do falecimento de um lavrador de Torres de Arcas) construiu-se primeiro uma capela e mais tarde o templo ao Senhor Jesus da Piedade.
Junto a esta Igreja realiza-se, todos os anos, durante uma semana, a partir de dia 20 de Setembro, a Feira de S. Mateus, conhecida como uma das maiores romarias do sul do país[1] atraindo milhares de romeiros (no programa constam cerimónias religiosas, exposições, espetáculos musicais, tauromáquicos e pirotécnicos).
Durante essa semana festeja-se, assim, o Senhor Jesus da Piedade, começando estes festejos com a Procissão dos Pendões no dia 20 de Setembro.
Até 1885 a Procissão dos Pendões saía da Igreja de São Paulo onde estava o Pendão da Cidade, quando o templo fechou ao culto a Procissão passou a sair da Igreja de Nossa Senhora das Dores. Atualmente sai da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, antiga Sé de Elvas. Alteração que resultou da decisão da Confraria do Senhor Jesus da Piedade considerando as atuais condições das Igrejas. É esta Confraria (também fundada em 1737) que tem a seu cargo a organização das festas e da feira de São Mateus.
A Feira de São Mateus é a principal festividade de Elvas, mas o ciclo de cerimónias na Igreja do Senhor Jesus da Piedade comportava três festas: N. Sr.ª da Graça (26 de Maio), S. Pedro (29 de Junho) e São Mateus (20 a 22 de Setembro).
[1] Em 2013 as tradicionais festas do Senhor Jesus da Piedade e a Feira de São Mateus decorreram entre 20 e 29 de Setembro.