nome: |
Manuel Joaquim Frades Carvalhal (poeta Silvais) |
ano nascimento: |
1948 |
freguesia: | |
concelho: |
Évora |
distrito: |
Évora |
data de recolha: | 2024 |
Manuel Carvalhal (Poeta Silvais) explica como aprendeu, com poetas tradicionais mais velhos, a fazer décimas. Registo no âmbito do curso "Registo de Património cultural imaterial" com a participação dos formandos. Turma de 15 e 16 de abril 2024, Évora. Evento promovido pela Câmara Municipal de Évora. Poesia tradicional Poeta Silvais - A construção das décimas O primeiro ponto… portanto a Décima tem 44 pontos. Que é os 4 pontos do mote, que é obrigado a responder em cada décima. [A] chave: a décima com o primeiro, o segundo, o terceiro e o quarto ponto do mote, mas tem que rimar esse ponto. O primeiro com o quarto e o quinto, o segundo e o terceiro rimam entre eles. Numa ordem arbitrária, o que interessa é rimar e fazer depois o conjunto. E depois é a tal história de virar a mão, que é o sexto ponto com o sétimo e o décimo, que é neste caso o primeiro verso do mote. Na segunda décima é com o segundo verso do mote. Na terceira a mesma coisa. E tem que seguir sempre esta regra. Primeiro com o quarto e o quinto, o sexto com o sétimo e o décimo, o oitavo e o nono são livres, pronto. É consoante o palavreado que a gente aplicar para pôr no sentido da décima em si. Aprendi com os analfabetos, que era assim que eles explicavam. Mesmo por estas palavras. Depois tem o chamado mote morto, que é rimado dos quatro pontos do mote, sempre igual: “Vou escrever a poesia, vou escrever a poesia, vou escrever a poesia, vou escrever a poesia” - o mote morto. E pronto, pode-se fazer. E faço outra coisa ainda que pouco poeta faz, que é um remate final fora da introdução dos 44 pontos para um remate que não se deve tocar nas rimas do mote. Por exemplo, a gente faz as quatro décimas e depois falta ali qualquer coisa para fechar aquilo à nossa maneira e faz este remate assim, sem pisar rimas do mote. Mas dentro do mesmo conteúdo do que a gente escreveu.
Inventário PCI
Transcrição
Caraterização
Identificação
Contexto de produção
Contexto territorial
Contexto temporal
Património associado
Contexto de transmissão
Equipa