{loadmoduleid Trajos de trabalho masculinos|none}

Assunto: Trajo de trabalho

Data da Recolha: 07/1967

Objecto: Pastor

Época em que foi usado: Inicio do séc. XX

   

Trajo de Trabalho - Pastor

Aspectos Gerais (Descrição do tema, Época que representa)

 

O pastor é o homem que guarda o rebanho de ovelhas. A sua maneira de vestir é inconfundível. Na confecção do seu traje (trajo no dizer do povo) são utilizados tecidos de algodão, para o verão, e de lã, flanela e saragoça para o Inverno.

 

Trajo composto por:

. Colete:

Simples, mas com bandas arredondadas, abotoa com 5 botões, com bolso onde trazia o relógio de algibeira, a tabaca e o isqueiro.

. Camisa:

De peitilho aberta apenas ate à cintura. Colarinho tipo “colareta”. Tecido utilizado: o riscado (no verão) e a flanela (no Inverno), de cores diversas, às riscas ou aos quadrados.

. Calças:

Justas à perna e a terminar à boca de sino, caindo em cima da bota. Abotoam com botões e, atrás na direcção da anca, presilhas confeccionadas com o mesmo tecido das calças, abotoando com fivela. O tecido utilizado no verão, o cotim (cor cinzento escuro, azul escuro, castanho escuro, às riscas ou aos quadradinhos); no Inverno a saragoça (geralmente de cor castanha, lisa).

. Ceroulas:

Que usava debaixo das calças (tipo de calças interiores com abertura – tipo berguilha – e com perna comprida, atando em baixo com fitas de “trançadeira” – fita de algodão), as ceroulas eram feitas de pano cru ou riscado no verão e no Inverno de flanela.

. Cinta:

Preta, segurando as calças e protegendo a cintura.

. Meias:

De linha de algodão, feitas à mão.

. Polainas:

De couro para proteger as pernas e as calças, da água e lama do Inverno e picos no verão.

. Chapéu:

De feltro preto de aba larga. No Inverno usava boné de orelhas.

. Botas:

De bezerra, ou atanado (tipo de cabedal utilizado na confecção) cardadas e afiveladas, abotoando com fivela, de lado, ou com ilhoses e correia.

Sobre este trajo, usa pelico e safões, confeccionados em pele de ovelha.

. Pelico:

É um tipo de casaco sem mangas, apenas com uma aba sobre o braço, com uma parte mais comprida atrás, para protecção de todo o corpo.

. Safões:

São aplicados sobre as calças, abotoando atrás na cintura com fivela e ao correr das pernas, por dentro com casas de correia e botões de metal amarelos.

Utensílios:

. Azeiteiro:

Feito com corno de bovino onde transporta o azeite.

. Cornas:

Pequenos recipientes em corno de bovino onde transporta o sal e as azeitonas.

. Manta:

De lã.

. Alforges:

Confeccionados em cotim ou em manta de trapiça, onde transporta os alimentos secos (pão e “conduto” – toucinho, queijo, etc)

. Tarro:

Recipiente de cortiça onde transportava os alimentos. A função térmica da cortiça permitia-lhe transportar a comida quente ou fria.

. Cajado:

Pau com curva na extremidade superior.

. Gravato:

É um utensílio utilizado para ajudar a apanhar ovelhas. Trata-se de um pau com cerca de 1,5m ou 1,8m que tem aplicado, numa das pontas uma curva em ferro.

. Guarda –Chuva:

Grande em cotim preto ou azul, que se usava a tiracolo, e que tinha como função proteger das maiores torreiras de sol, no verão e da chuva no Inverno.