Gestão executiva

Memória Imaterial Cooperativa Cultural, CRL.

             Administração – José António del Rio Barbieri Lopes da Silva (administrador)

             Assembleia geral – Maria do Rosário Tomás Rosa (presidente da mesa)

             Conselho fiscal – Ana Isabel da Conceição Lourenço (fiscal)

 

Cooperadores

José Barbieri (realizador, responsável meios multimédia)

Filomena Sousa (socióloga, pós-doutoramento em antropologia)

Solange Carvalho (vídeo e imagem)

Ana Sofia Paiva (transcrições)

Rosário Rosa (socióloga)

Rafael Del Rio (programação multimédia)

Ana Isabel da Conceição Lourenço (fiscalização)

 

Esta Cooperativa foi criada expressamente para gerir o esforço de recolha e divulgação do Património Imaterial através da iniciativa MEMORIAMEDIA.
O âmbito geográfico do trabalho desta entidade é nacional. O contacto do público com este projecto é global - web - e local - sessões públicas de devolução dos conteúdos recolhidos.
O acervo MEMORIAMEDIA (sempre a aumentar) publicado em web-vídeo e hipertexto compreende mais de 1300 momentos de narrativas performativas. Esta amostragem caracteriza e permite o estudo de modos de expressão e transmissão de conhecimento através da narrativa, do tempo e do gesto.

---------------

A Memoria Imaterial CRL foi declarada "Entidade de utilidade pública" pelo despacho 14801/2012 do Gabinete do Secretário Geral da Presidência do Conselho de Ministros por "...relevantes actividades de natureza cultural, designadamente de recolha, inventariação, registo e disponibilização do património imaterial português..."

----------------

A UNESCO propôs em Dezembro de 2013 a acreditação da Memória Imaterial como consultora do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. (CONVENTION FOR THE SAFEGUARDING OF THE INTANGIBLE CULTURAL HERITAGE INTERGOVERNMENTAL COMMITTEE FOR THE SAFEGUARDING OF THE INTANGIBLE CULTURAL HERITAGE, Eighth session, Baku, Azerbaijan,2 to 7 December 2013 - DECISION 8.COM 14.a).
Esta acreditação foi renovada na 18th SESSION of the INTERGOVERNMENTAL COMMITTEE, Kazane, Botswana, 4 to 9 December 2023.
 

 Relatório de atividades