Workshop Ouvir para Ler.

Formação de curta duração (3 horas) acreditada na modalidade: ACD/ ACD19/ Pessoal: Docente.

Presencial.

Conteúdos:

O despertar para a palavra desde a barriga da mãe. O papel da primeira infância e do exercício de ouvir e contar no processo de aquisição da linguagem e no desenvolvimento de competências leitoras a partir das expressões orais tradicionais.

Objetivos

Compreender a importância da memória, do património oral e dos contos populares na nossa formação e enraizamento enquanto indivíduos. Compreender o perfil do adulto no brincar. Assumir o bebé enquanto leitor, respeitando as competências emocionais da primeira infância (0 aos 6). Partilhar jogos e estratégicas de comunicação, linguagem e fala adaptados a cada faixa etária. Valorizar o património oral como a “primeira biblioteca”. Entender a formação leitora enquanto processo afetivo. Oferecer ferramentas que estimulem a criatividade artística.

Data:

29 de maio de 2024, quarta-feira, 10h-13h (LOTADO)

Local:

Clube para a UNESCO Memoriamedia – Rua do Picão 3. 1º andar – Merceana – Alenquer

Pode ver aqui o mapa

Destinatários:

Pessoal docente e não docente. Pais, Educadores de infância, Professores, Bibliotecários, Atores, Animadores, Mediadores culturais, Psicólogos e todos os interessados na primeira infância e tradição oral.

Mínimo 10 inscritos, máximo 15 inscritos.

Formadora:

Ana Sofia Paiva. Licenciada em Teatro pela Escola Superior de Teatro e Cinema e pós-graduada em Promoção e Mediação da Leitura pela UAlg. Dedica-se desde 2008 à recolha, investigação e narração de contos de tradição oral. É colaboradora do Instituto de Estudos de Literatura e Tradições (IELT) da UNL-FCSH, do CEAO e da Cooperativa Memória Imaterial. Coordenação de atividades: Filomena Sousa 

Inscrição:

Evento gratuito, mas sujeito a pré-inscrição, através deste Formulário

Contacto: 918107756

Este curso faz parte das atividades agendadas pelo Clube UNESCO Memoriamedia no âmbito do Ciclo “A tradição somos nós!”

Entidade Formadora/Parceria

Formação acreditada pelo Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica do Centro de Formação Pêro de Alenquer - Alenquer - Arruda dos Vinhos - Sobral de Monte Agraço.

Despacho n.º 5741/2015 - Enquadra-se na possibilidade de ser reconhecida e certificada como ação deformação de curta duração a que se refere a alínea d) do n.º 1 do artigo 6.º do Decreto-Lei n.º 22/2014.

.

    Parceiro