Arquivo Digital da Tradição Oral - Adivinhas e Anedotas do Fundo Michel Giacometti (MMP).

Em 1975, com a criação do Serviço Cívico Estudantil (SCE) na linha de ação do Plano de Trabalho e Cultura (PTC) do INATEL, Michel Giacometti, em colaboração com os professores Jorge Gaspar, Machado Guerreiro e Manuel Viegas Guerreiro, mobilizou recursos humanos e materiais para proceder a um inventário sistemático das tradições populares portuguesas. A colaboração de estudantes universitários no projeto intensificou a recolha por todo o país, tendo resultado no levantamento de inúmeros documentos de literatura oral e cultura local.

Do acervo produzido pelo SCE fazem parte milhares de fichas de campo e fichas bibliográficas depositadas no Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria, parte delas tratadas e analisadas por investigadores do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Apresentamos no Memóriamedia a base de dados que, no âmbito do projeto Memória Imaterial/IELT/MMP, estamos a desenvolver desde 2012 e se dedica à organização e análise do Arquivo Digital da Tradição Oral - Adivinhas e Anedotas do Fundo Michel Giacometti (MMP).

No contexto dos estudos já efetuados sobre o Fundo depositado no Museu da Musica Portuguesa, este Arquivo Digital pretende assegurar, para além da conservação dos documentos num suporte digital, o aumento da visibilidade da obra de Michel Giacometti, que até agora  só podia ser consultada fisicamente no Museu (em suporte de papel), permitindo a sua divulgação a um público alargado (investigadores, estudantes, professores e qualquer interessado) localizado em Portugal ou em qualquer outro lugar do mundo, através do acesso online à base de dados.

Queremos trazer a "oralidade" recolhida e registada num tempo passado, em que se fez uso dos instrumentos de recolha e registo existentes na época, para a preservação da sua memória no tempo presente. Utilizamos as vantagens das tecnologias disponíveis atualmente, como o arquivo digital, para divulgar toda a riqueza cultural, histórica e educativa destes registos.