castro laboreiro
Novos contos, lendas e narrativas
castro laboreiro
vozes de abril
Exposição virtual
42 vozes de abril

Memórias dos ex-presos políticos da prisão de Caxias

vozes de abril
2020-abertura.jpeg

novas criações | novas visões | novos territórios

LU.GAR Territórios Culturais
2020-abertura.jpeg
lugar contado
Exposição virtual
LU.GAR.Contado
lugar contado
Floripes
Teatro tradicional
Auto da Floripes
Floripes
S. Pedro do Sul
S. Pedro do Sul
brincas
Exposição virtual
Teatro tradicional de Évora
brincas
previous arrowprevious arrow
next arrownext arrow

 

 

PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL

Centenas de vídeos, audios e outros documentos sobre tradição oral, saberes tradicionais, celebrações, artes performativas e muito mais. Um e-Museu do PCI construído com a participação de praticantes e comunidades.

EXPOSIÇÕES VIRTUAIS

Sitio de exposições virtuais do projeto MEMORIAMEDIA. A nossa ambição é oferecer aos visitantes alguns percursos temáticos que contextualizem manifestações relacionadas com o património cultural imaterial.

INVENTÁRIOS

Bases de dados de manifestações relacionadas com o Património Cultural Imaterial registadas pelo MEMORIAMEDIA. Inventário nacional baseado nas recomendações da UNESCO e na legislação nacional para inventariação do património cultural imaterial.

REVISTA MEMORIAMEDIA
Revista internacional com artigos, documentários, registos etnográficos, criações artísticas (vídeo, fotografia, ilustração), entrevistas e recensões críticas que resultam de pesquisas sobre o património cultural imaterial, a memória coletiva e a história oral.
OBSERVATÓRIO DO PCI DIGITAL

Este observatório organiza e analisa a informação online sobre e-inventários do património cultural imaterial (PCI). Estabelece uma rede global de partilha de conhecimentos e práticas sobre o PCI na web.

PUBLICAÇÕES SOBRE PCI

Livros e documentos sobre Património Cultural Imaterial, manifestações e comunidades, produzidos pela Memória Imaterial e parceiros nacionais e internacionais.

Download livre em formato PDF.

LU.GAR

LU.GAR cruza o PCI com intervenções artísticas. Propõe mapear territórios culturais. Sobre esse mapa queremos inscrever novas narrativas que reinterpretem as memórias do lugar e criem novas vivências utilizando discursos e percursos artísticos.

 

HISTÓRIAS DE VIDA

Todas as pessoas têm um papel na comunidade. Ouvir as suas histórias é uma forma de promover a integração pessoal e social, de promover a identidade e a memória.

Vídeos que relatam experiências individuais, histórias curiosas e percursos de vida.

ACERVOS

Repositório de acervos vídeo de entidades e particulares. Partilhados no Memóriamedia pelos seus autores.
Alguns destes conteúdos também estão distribuídos pelo site.