Com uma equipa executiva experiente em trabalhos de inventariação de Património Imaterial que inclui realizadores, operadores de multimédia, sociólogos e antropólogos. A proposta do MEMORIAMEDIA é registar, inventariar, preservar e divulgar manifestações culturais do património imaterial.

A UNESCO propôs em Dezembro de 2013 a acreditação da Memória Imaterial como consultora do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. (CONVENTION FOR THE SAFEGUARDING OF THE INTANGIBLE CULTURAL HERITAGE INTERGOVERNMENTAL COMMITTEE FOR THE SAFEGUARDING OF THE INTANGIBLE CULTURAL HERITAGE, Eighth session, Baku, Azerbaijan,2 to 7 December 2013 - DECISION 8.COM 14.a)

A Memoria Imaterial CRL foi declarada "Entidade de utilidade pública" pelo despacho 14801/2012 do Gabinete do Secretário Geral da Presidência do Concelho de Ministros por "...relevantes actividades de natureza cultural, designadamente de recolha, inventariação, registo e disponibilização do património imaterial português..."