nome:
Angelina Fernandes
ano nascimento:
 
freguesia: Castro Laboreiro
concelho:
Melgaço                             
distrito:
Viana do Castelo
data de recolha: 2022
 
 
 

Inventário PCI

Curar o enganido

Relato sobre tradição para quando as crianças demoravam a falar.

Rituais tradicionais de cura de doenças.

Transcrição

- "Havia uma mulher que curava o ganido. E antigamente os enganidos até iam às madrinhas - três, entre as pessoas. Ia madrinha e a criança. Depois tinham que entrar numa casa que tivesse duas portas. Entrar por uma e sair por outra. E tinham que lhe meter um bocadinho de pão na mão, à criança. Porque a criança se calhar não falava, já era grandinha e não falava. Depois a gente fazia aquilo. (...) Ia a três casas. Entrava por uma porta - mas tinha que ter duas portas! Entrava por uma e saía por outra. Tinham que lhe meter um bocadinho de pão na mão e saía."

- "E diziam alguma coisa?"

- "Não. Não me lembro de dizer nada. Só faziam assim. Só iam com a criança. Três pessoas iam com a criança. Entravam por uma porta. Iam a casa das pessoas. Entravam se tinha duas portas, se não tinha duas portas não entravam. Mas tinha que ter duas portas, entrar por uma porta e sair por outra. E tinham que ir a três casas. Faziam aquilo e depois a criança desenvolvia!

Casas de fora. Não eram da criança, eram de fora. Também havia pessoinhas que... havia uma mulher, conhecia uma mulher que curava os enganidos.

As crianças, se calhar, agarravam os ganidos, não falavam, punham-se doentes. E depois diziam-lhe assim: «Ela tem feitiço, a criança tem feitiço.». Iam aquela mulher. Aquela mulher era uma sortuda. Então ela curava isso. Ia lá um par de vezes, há dela. Ela sabia lá umas orações, fazia-lhe umas cruzes. Eu nunca vi isso, mas ouvi falar nisso.

E era assim, não iam ao doutor. O doutor era assim. Iam curá-los assim a essas pessoas. Agora não há nada disso, isso acabou."

 

Caraterização

Identificação

Tradições e expressões orais
Angelina Fernandes

Contexto de produção

Contexto territorial

Castro Laboreiro
Castro Laboreiro
Melgaço
Viana do castelo

Contexto temporal

2022

Património associado

Contexto de transmissão

Estado da transmissão
Descrição da transmissão
Agentes de tramissão
Idioma

Equipa

Transcrição
Laura del Rio, Paulo Correia
Registo vídeo / audio
José Barbieri
Entrevista
Filomena Sousa, José Barbieri
Inventário PCI - Memoria Imaterial CRL