Memoria Imaterial CRL
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas

M E M O R I A M E D I A

e-Museu do Património Cultural Imaterial

Saberes do Oeste

 

O projeto SABORES E SABERES tradicionais – Sobral de Monte Agraço, Alenquer e Arruda dos Vinhos - fundamenta-se na necessidade de identificar, registar, preservar e divulgar as práticas culinárias tradicionais que se manifestam na esfera cultural, familiar e social das populações destes concelhos, em particular, e da região oeste, em geral. Este projeto apresenta-se assim como um veículo de aproximação das comunidades e da afirmação e divulgação de um Património Cultural Imaterial (PCI) comum, de fronteira, que contamina e é contaminado por especificidades e diferentes práticas culturais.

O projeto utiliza como estratégia os novos media de transmissão de cultura que permitem registar e distribuir globalmente e online momentos da cultura oral.

O projeto teve como objetivos gerais:

• O estudo, inventariação de dados de património imaterial, gravação vídeo e divulgação multimédia de receitas tradicionais dos três concelhos, nomeadamente bolos de casamento, mão de vaca com grão, sarrabulho, uvada e arroz de castanha pilada;

• O estudo, inventariação de manifestações culturais, saberes, práticas agrícolas e expressões orais (lendas, contos, canções e provérbios) associadas à tradição oral e ao imaginário local.

Este trabalho concretizou em setembro de 2013 os resultados pré-definidos em projeto, continuando, a partir dessa data, em desenvolvimento, numa sobrevida que contará, até 2017, com a inventariação de novas manifestações de PCI destes concelhos e da região oeste.