• Joaquim José Alves Rebelo

  • Nascimento: 1959

  • Residência: Portalegre (freguesia da Sé)

  • Função no GFCB: Direcção

  • Entrevista: 2010/2/8_ Portalegre_Sede do GFCB

"Nas festas da cidade, que é no dia 23 de Maio é o Dia da Cidade, a Câmara de Portalegre fazia sempre uma semana de gastronomia. E o que é que fazia? Convidava as associações a irem para o Mercado Municipal, a estarem lá num espaço próprio e a fazermos gastronomia regional. Era obrigatório. Podíamos fazer o que quiséssemos desde que fosse gastronomia regional. O Boavista sempre participou nisso.

E depois também fazíamos, para além dessa gastronomia, fazíamos a matança do porco, começámos nós a fazê-la há doze anos atrás e fazíamos também, na altura da Páscoa, a festa do borrego também. Também uma tradição aqui, em Portalegre, havia o costume da segunda--feira de Páscoa toda a gente ia comer o borrego para a serra, portanto, era um tradição que se perdeu, infelizmente, e nós fizemos essa festa também ainda durante uns anos, do borrego, ou seja, uma confecção do borrego, um ensopado de borrego, fazíamos e depois distribuíamos à população. Isto era apoiado pelas Juntas de Freguesia da cidade e pela Câmara que nos pagavam os borregos e depois nós fazíamos uma parte de um bar, fazíamos também mais algum dinheiro.Mas era também no sentido de não deixar perder esta tradição de ir para a serra comer o borrego e reavivar um pouco na memória das pessoas que havia este hábito, este uso.

E depois também em Novembro fazemos o Magusto, das castanhas, também fazemos sempre o Magusto na Praça da República, nos bairros populares. Fazemos sempre um Magusto que consiste em distribuir as castanhas à população – castanha assada – e depois vendemos a água-pé, vendemos o abafado, vendemos vinho…"