Memoria Imaterial CRL
Instituto de Estudos de Literatura e Tradição - patrimónios, artes e culturas

M E M O R I A M E D I A

e-Museu do Património Cultural Imaterial

Paixão pelo Grupo

  • Álvaro Parreira

  • Nascimento: 1935

  • Residência: Residente na Freguesia da Sé. Portalegre

  • Actividade profissional: Reformado (Funcionário Público)

  • Função no GFCB: Fundador

  • Entrevista: 2010/2/8_ Portalegre_Sede do GFCB


"Os meus três filhos também faziam parte do Rancho da Boavista! (…) a Paulinha que já… Logo, portanto, nasceu hoje e no Sábado a seguir saiu numa alcofa com o Rancho da Boavista! Ao pé do chofer! É verdade!

Eu também trajava, minha senhora! Tenho lá fotografias sensacionais! Trajava o trajo, para mim, mais sensacional! E de maior responsabilidade que era o Pastor com a manta às costas, o tarro e o chamado corno! [Risos]. E as botas e safões! Também trajava. Vesti todos os trajes do Rancho da Boavista. E, uma vez em Lisboa, não tendo levado uma senhora (que era a chamada Côca) fui eu que pus a Côca e subi à cena para apresentação do trajo! [Risos]. Vitória! Uma paixão que não tinha…

Eu fui alvo das maiores manifestações e homenagens e coisas. Eu fugia! Envergonhava-me! Tinha medo! Depois de acabar os espectáculos… Ele aí vai! Ia para ao pé dos sem terra! Beber um copinho, que eu gostava também de beber o meu copinho. Depois andava o Governador Civil ou o Presidente da Câmara mais os gaiatos a ver de mim! [Risos]. Foi muito bom! Bendito seja Nossa Senhora."

 

 


 

Visite a nova exposição virtual!

PCI Livro

PATRIMÓNIO CULTURAL IMATERIAL
MEMORIAMEDIA e-Museu - métodos, técnicas e práticas

+ MEMORIAMEDIA

 

 

Entidades financiadoras do projecto Identidades Portalegre