• Maria Fernanda Serineu Bacalhau
  • Nascimento: 1961
  • Residência: Reside na Freguesia da Sé – Portalegre
  • Actividade profissional: Funcionária Administrativa.
  • Função no Grupo de Cantares: Direcção e cantora
  • Entrevista: 2010/2/8_ Portalegre_Sede do Grupo de Cantares
"O “Descantes”: uma das festas que têm tradição, hoje está diferente, são as festas de casamento e os descantes de casamento. Aconteciam à noite, à porta dos noivos, quando eles tinham ido para casa para se deitar. Havia um grupo de convidados que iam à porta cantar-lhe (deixavam-nos ir para casa e, ao fim de um bocado, quando eles já estivessem deitados ou quase ou já quase a dormir ou coisa parecida), (…) para os obrigar a levantar e vir-lhes abrir a porta – dar-lhe bolos, dar-lhe comida, dar-lhe bebida e tal. E esse modo de cantar chamava-se descante, o descante de casamento. Iam descantar para os noivos, à casa dos noivos.

[Fernanda canta].

Ai, já hoje foste à igreja
Ai, fostes pôr a alma em cruz
Ai, Deus te faça bem casada
Ai, como a Virgem com Jesus


É quando a noiva, de manhã, se ia confessar antes do casamento. E depois – porque isto eram normalmente de várias pessoas que faziam isto – uma cantava uma quadra, outro cantava outra –, e há uma que diz:

[Fernanda canta].

Ai, Maria, tua mãe chorou
Ai, quando saístes pr’a rua
E dizia:“Oh, filha querida,
Ai, que sorte será a tua?”

Reflecte aqui fortemente a preocupação das mães em relação à noiva, não é? E, portanto, depois, de acordo com a inspiração e a paciência de cada um ou a persistência de cada um, saiam numerosíssimas quadras. Por vezes, havia sempre uma forma de retirar, não é? E então eles, a certa altura, cantavam:

[Fernanda canta]

Ai, Já me vou a retirar
Ai, Já lhes não dou mais maçada
Ai, Deus queira que sempre digas
Ai, que feliz por estar casada

Pronto, este foi o tema que inspirou o “Descantes”, o último cd."