intervenção: Rui Novais - Fatores interculturais na cobertura mediática de conflitos esquecidos: Timor Leste e o Sahara Ocidental
evento: COLÓQUIO - CULTURA VISUAL URBANA E EXPRESSÕES DE ARTE POPULAR
data: 16 Março 2012
local: Porto, ISCAP, sala de leitura informal da Biblioteca
organização: Centro de Estudos Interculturais (CEI) do ISCAP, Instituto Politécnico do Porto
Laboratório de Antropologia Visual do CEMRI da Universidade Aberta
resumo:

Esta conferência versa sobre a análise da influência de variáveis interculturais usualmente designadas de fatores noticiosos ou valores-notícia na cobertura jornalística de dois episódios de auto-determinação que envolvem dimensões distintas de proximidade: Timor Leste (pré-independência) e o Saara Ocidental.

Baseado numa meta análise do desempenhos dos media no tratamento noticioso dos dois casos de conflitos esquecidos supramencionados, a apresentação avança o argumento de que considerações relativas ao interesse nacional e acima de tudo o viés cultural justificam as tendências verificadas tanto no caso da histórica e psicologicamente próxima ex-colónia portuguesa como no que concerne a relativamente contígua (em termos geográficos) e interminável disputa saraui.

Nota biográfica

Rui Alexandre Novais é doutorado em Communication and Image Studies pela Universidade de Kent (Reino Unido). Actualmente leciona nos cursos de Ciências da Comunicação na Universidade do Porto e é Investigador no CECS (Universidade do Minho) e no Europe at the World Centre da Universidade de Liverpol (Reino Unido). Responsável e coordenador de vários projetos nacionais e internacionais, é presença assídua em múltiplas conferências internacionais. Entre outros, publicou recentemente em livros da Routledge e Ashgate bem como artigos na International Communication Gazette, Journal of African Media Studies e Westminster Papers in Communication and Culture. É na actualidade o editor das revistas Journal of Communication & Creative Industries e Global Media Journal - Portuguese Edition.e Universidade de Liverpool.