Ficha Técnica:
Produção, Realização, Câmera, Som e Montagem: José Fernandes & Ricardo Martins

 

(2006)
"Este filme é uma viagem à essência de três lojas de comercio tradicional da baixa de Lisboa. Uma história que nos é revelada pelas pessoas que a elas estão ligadas. Tratando-se de um acompanhar do quotidiano, deixando- nos envolver na vida pessoal destas pessoas através da observação. Sabendo que o tempo deixa marcas, revela-se um panorama humano destas transformações temporais.

Nota de Intenções

Desde que vim viver para Lisboa, a rua do Arsenal passou a ser " a minha rua". È uma rua de confluências e cruzamentos, uma rua onde fervilham vivências e historias de pessoas a que a ela dedicaram toda a sua vida. È uma rua que está a perder as suas lojas tradicionais que testemunharam a nossa historia, para dar lugar a outras que nada ou pouco tem haver com a identidade daquilo que realmente é ou foi o nosso país. Fazendo este filme encontrei uma forma de contribuir para a memoria desta rua em mudança, olhando para três das suas lojas tradicionais e através delas e das pessoas que lá trabalham captar a sua essência.
José Manuel Fernandes
_____________________________________
Tudo Vai Acabando leva-nos a conhecer realidades que são as nossas realidades mas por qualquer razão ainda as desconhecemos. São realidades que estão a desaparecer devido a essa mesma razão. Para mim foi importante tornar este filme numa observação não participante, ou seja, levar a que o espectador se sinta nessa realidade tal como nós estávamos mas que não interfira no quotidiano para que daí resulte a verdadeira realidade.
Ricardo Martins"